
Regina Fátima Bello Butrus
Vice-Presidente
Graduada em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, em 1978, com especialização em Direito Social pela mesma Universidade. Em 2000, obteve o título de Doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Neste mesmo ano, ingressou por concurso como Professora Adjunta de Direito Processual do Trabalho na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na vida acadêmica, lecionou na graduação e pós-graduação stricto sensu, tendo sido também examinadora de bancas de defesa de dissertações e teses em diversas universidades brasileiras.
Uma liderança consolidada no Ministério Público do Trabalho (MPT), Regina Butrus construiu sua trajetória profissional com foco na inovação e na defesa das prerrogativas institucionais. Desde o início de sua carreira, soube equilibrar conhecimento técnico e habilidade política, ocupando posições de destaque que lhe proporcionaram uma visão estratégica do papel do MPT na defesa dos direitos sociais. Antes de ingressar no MPT, Regina foi servidora concursada do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, onde exerceu cargos de confiança e adquiriu sólida experiência administrativa e jurídica.
O ingresso no MPT ocorreu em maio de 1988, após aprovação no segundo concurso nacional da instituição. Desde os primeiros anos, foi uma das responsáveis por fomentar importantes mudanças na atuação do MPT defendendo uma postura mais assertiva e propositiva nos pareceres jurídicos. Sua vocação para o associativismo se manifestou desde cedo, participando ativamente de articulações institucionais e representando os interesses de seus pares com determinação e compromisso.
Ao longo dos anos, Regina Butrus foi presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), por dois mandatos (2000-2002 e 2002-2004), e 1ª Vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP (2002-2004). Nessas funções, consolidou as estratégias de diálogo da instituição no Congresso Nacional. Foi, ainda, Diretora de Aposentados da ANPT (2016-2019).
A experiência adquirida e o conhecimento das questões que envolvem os interesses da classe e, particularmente, dos aposentados da carreira do MPT, a conduziram a participar ativamente da fundação da ANAMPA, reconhecendo a necessidade de uma entidade que representasse de forma prioritária a defesa dos direitos dos aposentados do Ministério Público e da magistratura.
Regina Butrus é reconhecida por sua liderança firme, capacidade de articulação e compromisso com os associados. À frente da vice-presidência da ANAMPA, continua empenhada na construção de um espaço associativo forte, transparente e representativo.