Nelson Cardoso dos Santos

Diretor Jurídico Adjunto

Natural de Flores (PE), Nelson Cardoso dos Santos atuou como empregado do Banco do Estado de São Paulo (1978 a 1995), onde ocupou funções diversas, inicialmente como “auxiliar administrativo” e, por último, Advogado. Em virtude de mudanças no Plano de Carreira do banco, que impactaram negativamente as perspectivas profissionais, optou por trilhar novos caminhos, pediu demissão e iniciou sua preparação para concursos públicos na área jurídica.

Prestou, simultaneamente, provas para a Magistratura e para o Ministério Público, tanto no âmbito da União Federal, quanto dos Estados Membros, com foco na Magistratura do Trabalho. Em setembro de 1996, ingressou no Cargo de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – São Paulo, onde atuou por 24 anos, dedicando-se integralmente à função jurisdicional. Aposentou-se em setembro de 2020, no cargo de Juiz do Trabalho Titular de Vara.

Como Bancário, participou ativamente das atividades associativas da categoria. No âmbito da Magistratura, o contato com o movimento associativo se intensificou após a aposentadoria, quando passou a acompanhar as discussões envolvendo os direitos de aposentados e pensionistas e percebeu a amplitude das agruras a estes impostas.

Em 2023, participou do Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), oportunidade que renovou seu engajamento na defesa das pautas de interesse dos inativos e também contribuiu para sua integração ao grupo que viria a fundar a ANAMPA.

Na entidade, Nelson atua como Diretor Jurídico Adjunto, auxiliando nas estratégias para enfrentar os desafios impostos pelas distorções remuneratórias que afetam diretamente os aposentados e pensionistas. Com participação ativa nas reuniões da diretoria e atenção constante aos desdobramentos administrativos e judiciais, ele busca contribuir para fortalecer a representatividade da associação e alcançar os objetivos por esta propostos.