
Denise Lapolla de Paula Aguiar Andrade
Diretora Legislativa
Natural de Santos (SP), Denise Lapolla construiu uma sólida trajetória no Direito e no Ministério Público do Trabalho (MPT), sempre atuando na defesa dos direitos coletivos e da inclusão social. Graduada pela Faculdade Católica de Direito de Santos, aprofundou seus estudos com pós-graduações em Direito do Trabalho pela Universidade de Salamanca (Espanha), Direitos Difusos e Coletivos pela ESMPSP e Direitos Humanos pela USP.
Antes de ingressar no MPT, acumulou experiências na advocacia e no serviço público, atuando como auditora fiscal do Ministério do Trabalho e assistente jurídica da pasta, com foco na fiscalização e regulamentação das relações laborais. Em 1996, após aprovação em concurso público, tomou posse como Procuradora do Trabalho. Dali em diante, esteve à frente de diversas iniciativas voltadas à erradicação do trabalho infantil e do trabalho análogo à escravidão.
Sua atuação também foi determinante na defesa da reserva de vagas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho, promovendo audiências públicas, fiscalizações e sensibilização de empresas para o cumprimento da cota. Como parte desse trabalho, organizou o I Seminário Internacional sobre Direito das Pessoas com Deficiência em São Paulo (2001) e foi coautora do Manual de Procedimentos para Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, publicado pela Procuradoria Geral do Trabalho no ano seguinte.
Denise também atuou em espaços estratégicos de formulação de políticas públicas, sendo membro suplente do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (CONADE) e do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência em São Paulo. No MPT, integrou a Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (COORDIGUALDADE) e a Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (CONAETE), ambas na qualidade de vice-coordenadora nacional.
Além da atuação institucional, Denise foi professora na Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado e na Escola Superior do Ministério Público da União, participando ativamente da formação de novos profissionais. Após se aposentar em 2017, assumiu novos desafios, entre eles a diretoria de Assuntos de Aposentados da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), entre 2020 e 2024.
Hoje, à frente da Diretoria Legislativa da ANAMPA, Denise busca fortalecer a articulação política dos aposentados e pensionistas da magistratura e do Ministério Público da União, ampliando o debate sobre a paridade, a valorização da pessoa dos dos aposentados e seus pensionistas e a necessidade de uma política remuneratória justa e sustentável.