Antonio Henrique de Carvalho Ellery

Diretor Legislativo

Henrique Ellery, como é conhecido, é natural de Natal, no Rio Grande do Norte, mas em seu coração se identifica como Recifense. Desde muito jovem esteve engajado na politica estudantil, sempre em defesa dos interesses coletivos acadêmicos e sociais.

Na Faculdade de Direito da Universidade de Recife (atual Universidade Federal de Pernambuco) (1966 a 1969), foi membro do DCE, tendo concluído o seu curso na Faculdade de Direito do Distrito Federal, do Centro Unificado de Brasília – CEUB, para onde foi transferido em 1969, para assessorar o Presidente da República, cargo no qual permaneceu entre novembro de 1969 a março de 1974. Participou do Curso de Extensão n° III/78, na ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA sobre o MODELO POLÍTICO BRASILEIRO.

Durante o curso de direito, em Recife, teve a honra de ser convidado pelo Prof. Pinto Ferreira, para ser seu assistente na disciplina de sociologia, na Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino-SOPECE, fundada por aquele professor.

Antes de ingressar no Ministério Público, foi oficial de Gabinete do Prefeito da Cidade de São Lourenço da Mata/PE e, depois, do Prefeito de Recife/PE; Assessor da Superintendência da Companhia Urbanizadora da Nova Capital – NOVACAP; Secretário Particular do Governador do Distrito Federal; Chefe da Assessoria Técnica do Gabinete Civil, do Governador do Distrito Federal;  Chefe da Assessoria Especial do Gabinete Civil do Governador do Distrito Federal; e Chefe da Assessoria Especial do Gabinete Civil, do Governador do Distrito Federal. Foi membro do Conselho Deliberativo da Fundação do Serviço Social, do Governo do Distrito Federal e do Conselho de Administração, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – NOVACAP.

Nomeado, em 21 de fevereiro de 1974, por Decreto do Presidente da República Federativa do Brasil, para o cargo de Substituto de Procurador do Trabalho Adjunto, do Ministério Público da União, junto à Justiça do Trabalho, com sede na 6ª Região.

Enquanto membro do Ministério Público foi assessor do Gabinete da Procuradoria Geral da Justiça do Trabalho, para a defesa de menores perante o TRT da 3ª Região; foi membro da Comissão que tinha como objeto adotar as providências preliminares e sugerir medidas necessárias à instalação da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª e da 10ª Regiões, foi Representante da Procuradoria Geral da Justiça do Trabalho, perante o Senado Federal.

Removido para a Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, em 25 de janeiro de 1982, foi promovido, por merecimento, a Procurador do Trabalho de 1ª Categoria, em 09 de julho de 1990, e a Subprocurador-Geral do Trabalho, em 13 de abril de 1992, também por merecimento.

Em 1992, integrou o Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho; e, em 1998, o Conselho Consultivo do Ministério Público do Trabalho, na qualidade de representante da ANPT no PLAN-ASSISTE.

Criador, fundador e membro da diretoria da Associação do Ministério Público perante à Justiça do Trabalho (fundada em 1979), hoje Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho – ANPT, nos cargos de Secretário de Imprensa (1979-1985), Vice-Presidente (1988-1992), Diretor Financeiro (1998-2000).

Na qualidade de advogado militante desde 1974, foi Consultor Jurídico do Conselho de Administração Transbrasil S/A Linhas Aéreas e da Sadia Concórdia S/A; Assessor Jurídico do Conselho Federal dos Representantes Comerciais – CONFERE, do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Brasília e do Sindicato Nacional da Indústria de Estradas, Portos, Pontes e Aeroportos, atuando em todo o território nacional; e integrante da Ellery Advogados Associados, banca de advocacia sediada em Brasília/DF, com atuação também nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Por intermédio de dialogo qualificado com parlamentares e gestores de instituições governamentais, Henrique Ellery, como integrante da Diretoria Legislativa da ANAMPA, oferece seu know-how em assessoria legislativa e em relações intergovernamentais, exercendo sua vocação de luta e defesa aguerridas, a fim de colaborar com a elaboração estratégias em prol da manutenção dos direitos dos membros de ontem e dos seus pensionistas, da aquisição de novos direitos e do respeito à paridade e à isonomia entre os membros de hoje e de ontem.